Outubro Rosa – Pink October

Ola amigos!
601412_542976539056487_536300095_nComo muitos de vcs sabem, a Eliane, minha mamãe querida, é Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul, e já que estamos em mês de Outubro Rosa, eu pedi a ela que nos falasse um pouco sobre o assunto.
Ao lado uma foto da minha mãe e eu no dia da sua posse de presidente.
Abaixo fotos são da Caminhada do Outubro Rosa que aconteceu em São Francisco do Sul – SC Brasil, no começo do mês.

Hello Friends,
As many of you know, my dear mom Eliane, is the President of the Women’s Organization Against Cancer of São Francisco do Sul (Brazil), and since we are in the month of October,  I asked her to talk about Pink October.
On the side, a picture of my mom and I on the day she became the president.
Bellow you will see pictures of their Pink October Walk in the beginning of the month. 

23

19 14 11

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 25A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Ao lado o  laço cor-de-rosa da campanha desse ano em Sao Francisco do Sul.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

obelisco-ibirapuera-outubr-rosaA primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

kugq9XEm outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.

2578451-1829-recEm outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
Fonte: ouubrorosa.org.br


 Pink October 

Breast Cancer Awareness Month (BCAM), also referred to in America as National Breast Cancer Awareness Month(NBCAM), is an annual international health campaign organized by major breast cancer charities every October to increase awareness of the disease and to raise funds for research into its cause, prevention, diagnosis, treatment and cure. The campaign also offers information and support to those affected by breast cancer.

The first known use of a pink ribbon in connection with breast cancer awareness was in the fall of 1991, when the Susan G. Komen Foundation handed out pinkribbons to participants in its New York City race for breast cancer survivors.

A variety of events around the world are organized in October, including walks and runs, and the pink illumination of landmark buildings. In the United States, the National Football League promotes breast cancer awareness by incorporating pink on and off the field, and comic strip artists use pink on one day in October.

White-House-Pink

0
  • Natália Biazzi

    Achei super legal a sua mãe ser a Presidente feminina dessa campanha linda.

    Além disso acho super válido a gente como blogueira fazer a nossa parte divulgando a campanha.

    Amei o post e as fotos!

    Beijos.

    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    • Debora Dahl

      Obrigada querida! Mtu importante msm neh? Bjs

  • Jessi Quadros

    Que legal sua mãe ser a presidente da campanha!!

    Achei muito legal essa iniciativa!

    Bjs

    http://www.garotadebotas.com

    • Debora Dahl

      Sim, ela eh presidente e foi voluntaria por mtus anos. 🙂
      que bom q vc gostou!

  • Karyne

    Que lindo! É tão bom ver pessoas envolvidas nessa causa!

    Blog do Sofá

    • Debora Dahl

      Oi karine. Eh verdade, precisamos de pessoas assim! Bjs

  • Nequéren Reis

    Amei grande iniciativa tenha uma semana abençoada com muito sucesso.

    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    • Debora Dahl

      Obrigada!

  • Lívia Alli

    nossa, que legal que sua mae é presidente! achei mt legal ver a mobilizaçao das pessoas pela causa! é msm mt importante

    http://www.tofucolorido.blogspot.com

    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Debora Dahl

      Obrigada Livia. Eh mtu importante msm 😀

  • Nossa que interessante! Eu nunca tinha pesquisado mais a fundo sobre o porque desse mês e desse símbolo, e só me fez valorizar ainda mais essa luta ♥

    Parabéns a sua mãe!
    http://www.adolecentro.com

    • Debora Dahl

      que bom q vc gostou do post Suzana! 😀

  • Stephanie Parizi

    É uma ação que ajuda, orienta e salva muitas mulheres dessa doença ruim!!! Eu acho muito válido todos participarem seja da maneira que for, o importante é aderir e conscientizar cada vez mais mulheres 🙂
    Beijinhos, Té
    http://www.bloglola.com.br

    • Debora Dahl

      Com certeza! Obrigada pela visita 😀