Dica de Noiva: Como organizar um chá de panela

chadepanela1

O chá de panela, ou chá de cozinha, é uma reunião de amigas e familiares dos noivos, principalmente da noiva, que já se tornou uma tradição antes do casamento. As mulheres se reúnem para ajudar a noiva a montar a cozinha da sua casa nova, brincar, conversar e comer. Como casei recentemente, montei algumas dicas sobre como preparar um chá de cozinha, tendo como base o meu evento:
12169486_10153697220429288_1594229372_o

Data: de dois a um mês antes do casamento. O meu foi feito dois meses antes, assim foi possível organizar o chá sem estar envolvida com a loucura dos últimos detalhes do casamento.
Local: na casa dos pais da noiva, na casa da avó, na casa de uma amiga, no salão de festas do prédio ou da igreja, etc. O que importa mesmo é que seja escolhido um lugar reservado e aconchegante, onde todas as convidadas se sintam a vontade para brincar e divertir-se. Como eu tinha muitas convidadas, realizei o meu chá no salão de eventos da igreja.
Convites: podem ser confeccionados pela noiva ou amiga, ser comprado em lojas virtuais ou físicas, feitos sob encomenda em um gráfica, ou ser criado um evento em uma rede social. No meu caso optei por personalizar e fazer os convites do chá com a mesma empresa que fez meus convites de casamento (a Artpaper Convites), o resultado final ficou lindo e eu amei!
Lista de Presentes: a noiva é responsável por fazer a lista e uma outra pessoa deve distribuir os itens pelas convidadas. Se a noiva quiser ter um padrão específico de cores deve mencionar isso no convite. Também é possível que a noiva vá a uma loja de utensílios para casa, escolha os itens que quer ganhar e coloque no convite o nome da loja e endereço. No meu chá eu fui a duas lojas, escolhi os itens e as lojas montaram uma mesa de exposição com todos os utensílios escolhidos, assim a convidada chegava e era direcionada a minha mesa para escolher o presente que gostaria de comprar.
Lembrancinhas e brindes: pano de prato, esmalte com uma lixa de unha, um saquinho com sachês de chá, chaveiros personalizados, pregadores decorados, sabonete, recipientes decorados com brigadeiro ou algum outro doce do seu agrado, flores, canecas, etc. Eu quis fazer algo bem temático, então escolhi como lembrança panelinhas com gotas de chocolate dentro, como brinde dei esmalte com lixas, canecas com bombom dentro, vasos de flores, itens de patchwork e sabonetes.
12119248_10153697220414288_305041699_o-2
12165803_10153697278829288_458169986_n-2chadepanela2

Cardápio: salgadinhos fritos e assados, mini lanches naturais, mini cachorro quente, docinhos e bolo. Como bebida pode-se oferecer refrigerante, suco e chá.
Brincadeiras: podem variar desde castigos, micos e bingo durante a abertura dos presentes, conselhos das convidadas para a noiva, perguntas sobre o noivo que a noiva deve responder para verificar o quanto ela o conhece, entre outras. No meu caso, dei uma cartela de bingo para que as convidadas colocassem o que achavam que eu ganharia e quem completasse coluna vertical, horizontal e cartela cheia ganhava brindes, além de uma cartela com perguntas sobre mim que todas as convidadas responderam e após a entrevista comigo quem teve o maior numero de respostas corretas levou um brinde para casa.
Decoração: essa parte faz com que os convidados entrem no clima da celebração e determina o charme das fotos. Para tanto, é possível contratar uma empresa de decoração, ou fazer você mesma, procurando na internet ideias e colocando-as em prática, como foi o meu caso, busquei várias ideias no Pinterest e no Google e fui atrás de torná-las real, o resultado foi um chá super delicado e rico em detalhes charmosos.
chadepanela-002chadepanelachadepanela-001

0
  • Que lindo que foi o seu cha. E esse post esta maravilhoso. Obrogada pela colaboracao Sah. Adorei 😀

    • Sabrine Camargo

      Yayyy, que bom! Eu amei fazer o post e ver ele aqui, esse dia foi tão especial pra mim, que é uma delícia poder partilhar um pouquinho dele. Obrigada pela oportunidade!

  • Monise Camargo

    Arrasou sis, eu amei o post, estava maravilhosa a decoração … vou me inspirar nele e na sua maneira organizada de fazer as coisas para o meu chá que ainda vai demorar um pouquinho! beijinhos <3

    • Sabrine Camargo

      Thanks sis! Você ajudou muito no chá, tudo isso foi real graças a vc e a Ro. Mas não esquece de começar a organização do seu um pouco antes, tipo um mês antes do chá, para não ser tão corrido.

  • Bethany Aichele

    LOVE the pictures! I think I understood most of what I read…but would love a translation if someone has time 😉

    • So glad you were able to understand most of it!
      Unfortunately translating does take a lot of time 🙁
      But meanwhile you can use the google page translator?.. it does an ok job! 🙂

    • Sabrine Camargo

      It`s great you got to understand most of it, it means your Portuguese is still good! Didn`t you want to practice a little? this is a great opportunity. What do you think about next time we talk we go over this text translating it together? It will be a good Portuguese lesson for you! Deal? hahaha.

  • Marcilaine Nakayama

    Que lindo Sah!’ Tudo feito com muito capricho e amor, o resultado não poderia ser diferente!! ??

    • Sabrine Camargo

      É verdade né Marci, quando a gente se dedica tanto a uma coisa, com muito amor, Deus abençoa e tudo dá certo!

  • Rosiely Mattos

    Dicas maravilhosas e muito verdadeiras! Parabéns pelo post!!!!

    • Sabrine Camargo

      Ahhh amiga, nada disso teria sido possível se vc não tivesse deixado a maioria dos seus afazeres de lado e me ajudado. Em todos os detalhes tem dedinho seu. Nunca vou me esquecer, obrigada Ro!

  • Rebeca Cardoso

    Sah!!!!! que delicia de dica…. e que linda a decoração do seu chá de panela.
    seja muito bem-vindaaaa..
    grande beijo:**

    • Sabrine Camargo

      Obrigada Rebeca, é uma delícia estar aqui compartilhando momentos tão lindos e entrando para esse time de meninas preciosas.
      Saudades mulher!

  • Camila Kellen

    Ai que incríveeel <3 Adorei as fotos, a decor, as dicas.

    Tudo lindoooo!

    http://www.camilakellen.com

    • Sabrine Camargo

      Ebaaa, foi um dia lindo mesmo, obrigada!

  • Adriana Leandro

    O seu chá de panela teve uma decoração linda. Adorei as fotos. Bjus!

    galerafashion.com

    • Sabrine Camargo

      Ahhh que bom que vc gostou, a decoração deu um trabalhão, mas o resultado final recompensou bastante, rsrs.

  • Anotando as dicas para a vida e desejando que um dia coloque em prática.
    As fotos ficaram maravilhosas <3

    http://www.saidaminhalente.com

    • Sabrine Camargo

      Ahhh se Deus quiser vc vai colocar em pratica sim Clayciele, é uma experiência unica e linda, todas merecem passar por ela, rsrs.

  • O Pinterest é o melhor nessas horas!
    Parabéns Sabrine! Lindo demais o seu chá! Amei tudo!

    beijo!
    5kmiles.com.br

    • Sabrine Camargo

      Com certeza Aline… o pinterest é uma mão na roda sempre que preciso de ideias.

  • Karyne

    Que saudade dessa época ♥
    Amei demais seu chá, que decor fofa!

    Blog do Sofá
    do Sofá

    • Sabrine Camargo

      Nossa, eu já estou com saudades, rsrs. É uma fase muito deliciosa!

  • Que lindo seu chá de panela, super caprichado, adorei!
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    • Sabrine Camargo

      Muito obrigada Janaína!

  • Tenho uma amiga que casará ano que vem. Ela pediu minha opinião e sugeri que ela fizesse um chá bar porque ela qeur os amigos do noivo reunidos também. Mas sendo o chá que for, o post ajuda do mesmo jeito 🙂 um beijo, Sabrine!

    • Sabrine Camargo

      O chá bar também está bem popular, tem umas ideias legais para eles e é muito divertido poder ter pessoas dos dois lados presentes. Bom, espero que o post inspire um pouco vc e sua amiga, rsrs. Bjs.