Feliz Páscoa: Tradições Americanas e o Verdadeiro Motivo da Páscoa


Oi Pessoal,

Essa semana foi meu aniversário e estou compartilhando várias fotos e videos das comemorações no meu Instagram, @deboradahl. Mas logo vou fazer um post compilando tudo aqui e contando mais detalhes para vocês. Por hoje vamos falar sobre a Páscoa.

Aqui nos EUA, as tradições de Páscoa envolvem decorar ovos,  caça ao “tesouro” de ovos, desfiles e muito doce. Mas diferente do Brasil, os americanos não tem aqueles Ovos de Páscoa enormes (e super caros) como a gente. Que dirá aqueles ovos recheados que deixam a gente com água na boca só de pensar. Os doces consumidos pelos americanos na Páscoa podem ser ovinhos de chocolates, balas de goma, ou qualquer doce em geral. Aqui também existe a “crença” que o coelhinho da Páscoa traz ovos para as crianças bem comportadas.


No domingo de Páscoa, muitas crianças fazem uma caça ao ovo no quintal de suas casas. Até na Casa Branca, eles seguem essa tradição que é transmitida ao vivo pela TV todos os anos e chamada de White House Easter Egg Roll.  Ovos cozidos decorados, ovos de plástico recheado de doces e ovinhos de chocolate são escondidos pela propriedade e as crianças procuram por eles com suas cestinhas decoradas. Creio que algumas família seguem essa tradição no Brasil também, mas ela é mais praticada aqui nos EUA. os ovos decorados podem ser pintados ou tingidos. A tradição de decora-los vem de muitos séculos atrás, e uma das hipóteses é que os ovos eram proibidos durante a quaresma, por isso as pessoas decoravam os ovos para celebrar o fim da penitência e come-los na Páscoa.


De acordo com alguns historiadores, o ovo da Páscoa também representa o Cristianismo, já que o ovo era usado como símbolo da ressureição, sendo uma representação da tumba, da qual Jesus ressuscitou no terceiro dia. E esse é o verdadeiro sentido da Páscoa, que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte e nos dando garantia de vida eterna.

No Brasil a gente diz que “Deus é Brasileiro” e dá para dizer que todo mundo sabe quem é Jesus Cristo, e sabe o verdadeiro sentido da Páscoa, afinal, nós somos a terra do “Cristo Redentor”. Redentor, porque Ele nos redimiu, (libertou, resgatou) do pecado. Em época de Páscoa é sempre bom a gente meditar sobre isso. Será que conhecemos o verdadeiro Cristo Redentor? E se conhecemos, será que vivemos como se isso fosse verdade? Se cremos, temos que crer em sua palavra, a Bíblia. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. (João 14:6) Jesus é o único caminho de salvação. A Bíblia diz que todos nascemos pecadores (Romanos 3:23), e apenas nos tornamos filhos de Deus quando cremos nEle (João 1:12). Os nossos pecados são perdoados em Jesus, porque Ele pagou o preço por mim e por você. Essa á a Páscoa, que Deus enviou seu filho ao mundo, para morrer a nossa morte, morte de cruz que nos trouxe salvação (João 3:16). E no terceiro dia, Deus o ressuscitou dos mortos, para que um dia nós possamos viver com Ele na glória. Essa é a nossa garantia de vida de eterna. Jesus entregou a sua vida por amor, para um dia você viva no céu com Ele. (1 Coríntios 15:12)

Se você ainda não viu esse vídeo super fofo com a história da Páscoa, confira abaixo:

“…Páscoa, páscoa o que isto simboliza pra você
Ou somente coelhos e ovinhos de chocolate
Ou é lembrar que o bom Jesus deu a vida por amor…” (Cante Conosco 3)

Feliz Páscoa, e que o seu feriado seja doce não apenas de chocolate, mas de alegria com as boas novas de salvação.

Até a próxima!
Beijos

Debora Dahl Signature

9