A Bolsa Ideal para Você

la-modella-mafia-Model-Street-Style-bags-Animal-Print-handbags-1Antes, quando se comprava uma bolsa, logo se pensava em comprar um sapato que combinasse com ela. Hoje, as bolsas ganharam destaques nos “looks” e não precisam necessariamente combinar com o sapato ou todo o resto da produção. Mas claro que é permitido combinar também… pode ser com um dos tons da roupa, com acessórios ou até a cor do seu cabelo. Com muitas variedades, cores e tamanhos, a regra é simples: Saber escolher o tipo certo com a ocasião certa.

pastaPasta Executiva/ Satchel – Geralmente são de couro, em cores escuras (marrom, preto, chumbo), tamanhos médios ou grandes e possuem poucos ou discretos detalhes.
Proposta de uso:  Ideal para ser utilizada em uma produção formal clássica, ou seja, roupa social  mais discreta  (calças, camisas, saias no comprimento dos joelhos, blazers), cores sóbrias, tecidos firmes e alfaiataria. Roupas com estampas do tipo pied-de-pole, espinha de peixe ou risca de giz são aceitas.
Onde usar: Empresas formais e conservadoras, reuniões ou visitas à clientes, almoços de negócios e eventos solenes.

estrutBolsa estruturada –  Esse tipo está super “em alta”na moda. Ela é estruturada, ou seja, tem um material mais firme (duro). Não é flexível e por isso não deforma, independente do que você levar dentro dela.
*Modelo mais discreto, com cores mais claras nos tamanhos médios ou grandes:
Proposta de uso:  Pode-se usar com roupas de cores bege, nude, caramelo num estilo formal contemporâneo onde, apesar da formalidade, tem um toque feminino e mais jovial (vestidos e saias sociais no comprimento dos joelhos e blazers). Sapatos scarpins ou Peep toe com saltos médios.
Onde usar: Dia-a-dia de trabalho em empresas menos formais ou não tão conservadoras, empresas que lidam com clientes corporativos, almoços,
reuniões e workshops
*Modelo mais despojados e até retrô, com cores mais escuras como pink, laranja, amarelo (tendência da próxima estação)  em todos os tamanhos, de mão ou com alças transpassadas:
Proposta de uso: Com jeans e blazer, saias (longas ou curtas), vestidos bem femininos e até peças estilo retrô. Sapatilhas e sapatoscom bicos redondos são bem vindos.
Onde usar: Dia-a-dia de trabalho (empresas com o dress code informal), em almoços e eventos menos formais (podendo ser usada até em bares e
happy hours no geral).

hoboBolsas Hobos (molinha) –  Conhecida também como meia lua, essa bolsa tem a base maior e vai diminuindo nas alças. É ótima para quando precisar carregar muitas coisas dentro (agenda , livro, blusa, guarda-chuvas, aquela necessarie lotada de makes, etc). A tendência atual é o modelo com franjas.
Proposta de uso: Roupas informais, shorts jeans, jardineiras, etc. Para um look mais boho (que significa individual e natural), utilize as que são confeccionadas em jeans ou materiais maleáveis, lisos ou estampados e os modelos com franjas , tudo com cores terrosas. Para arrematar, combine com saias longas, coletes, vestidos floridos de cores ou estampas claras. Também pode ser usada num estilo mais hipster (“descolado” ou “inovador” ) quando em cores escuras , preferencialmente preta e carmim. Pode ter franjas e spikes. Perfeita se combinar com calça legging resinada , t-shirts estilosas e chapéu.
Onde usar: Passeios informais, shows, shoppings, cinema, etc. Existem os modelos em couro mais maleável, que são usados com chemises ou
jeans, blazer e tshirt para composição em um ambiente de trabalho menos formal. Nos pés, scarpins ou sandálias confortáveis, com saltos médios.

toteTote/Shopper – Bolsas retangulares, em tamanhos maiores, que podem ter alças grandes ou médias. Existem modelos que são verticais e horizontais. Elas são práticas e existem até modelos masculinos. Espaçosas e resistentes carregam livros e até compras (nos modelos feitos de pano, tipo eco bags). Também existem as utilizadas na praia,feitas de materiais de plásticos
Proposta de uso: pantalonas com tecidos leves e blusinhas de alcinhas, jeans e cardigans, tudo dependerá do material da bolsa. Algumas são confeccionadas em couro e dão um ar mais sofisticado mesmo nas produções mais simples de jeans e camisa apenas. Nos pés, pode-se usar Slipper
Onde usar: Eventos informais em geral, em ambiente de trabalho menos formal, shopping, supermercado e até na praia.

bauBolsa Baú – Esse é um clássico dos anos 60, inclusive muito visto em modelos da marca Louis Vuitton. É o tipo de bolsa que combina com todos os estilos e tipos físicos. Pode ser usada pela alça de mão ou a tiracolo.
Proposta de uso: Ela combina tanto com peças clássicas quanto as básicas usadas no dia a dia, peças mais românticas (camisas e casaquinhos finos) mas também ficam ótimas com um jeans com a barra dobrada, scarpin e uma malha.
Onde usar: Eventos e ambiente de trabalho menos formal, shopping, cinema, teatro, etc.

 

mochilaMochila – Confortável para quando você está em um passeio e quer ficar com as mãos livres. Também é perfeita para quando for carregar muitas coisas. Confortável pois divide o peso entre os ombros (desde que usada de forma correta).
Proposta de uso: Em seu último papel em uma novela recente, a personagem da atriz Bruna Marquezine usava mochila com diversos vestidos levinhos, passando uma imagem jovial e de conforto. Combina muito com All Star. Um modelo que está em alta são as de estampa etnica. Combina com All Stars, rasteirinhas e botas de cano baixo.
Onde usar: Muito utilizada, para ir para a faculdade/curso/clube , em passeios ao ar livre e viagens rápidas de fins de semana.

carteiroCarteiro – Bolsa grande e mais esportiva. Utilizada por homens e mulheres. Para as pessoas de  baixa estatura, recomenda-se que a use na transversal.
Proposta de uso: Para os homens calça clara, camisa de algodão ou xadrez e sapato mocassim para uma produção casual. Mas também combina com jeans escuro ou calça social (desde que a bolsa seja de couro), camisa, sapatênis e cardigan masculino ou casaco de couro. Para as mulheres o uso é mais despojado e , agora para a próxima estação, esse modelo será muito comercializado em cores mais fortes. Usando a criatividade é  possível combinar desde vestidos estilo romântico, até short e camisas. para combinar calce scarpin/mocassim/botas de cano baixo/Oxford (tudo dependerá do material da bolsa).

transvTransversal – Geralmente são bolsas pequenas, possui alça fina e é bem prática quando se quer carregar apenas o básico e ficar com as mãos livres.
Proposta de uso: Como existem muitos tipos, desde o casual até os mais sofisticados, existem muitas formas de usar.  Um dos modelos mais visto é a famosa “bolsinha de balada” , usada em festas mais informais e podem ter brilhos, miçangas ou serem feitas de material envernizado. São combinadas  com rendas, transparências e brilhos. Os sapatos combinados geralmente  são Scarpins e Peep Toe.
Onde usar: Baldas e festas no geral. As vezes se utiliza também em casamentos, formaturas e festas solenes. Porem as alças geralmente são  finas e de metal , com pedrarias ou materiais mais finos.

carteiraCarteira X Clutch – Confesso que eu já fiz muita confusão entre esses dois tipos. Portanto, seguem as características de casa uma:
*Bolsa carteira – pode ter alça, é maior, é fina e maleável e tanto pode ser usada de dia quanto a noite.
*Clutch – Pequena, material duro (pode ser inclusive de acrílico transparente), sempre um pouco maior que o tamanho da mão e por isso só carrega o básico: chaveiro, batom, dinheiro, documento e celular.
Proposta de uso: Podem ser usadas desde em produções mais finas e sofisticadas até clucthàs mais simples, depende do material utilizado em sua confecção. Algumas roupas de festa são delicadas e devem ser armonizadas com uma bela clutch. Estive em uma festa recentemente e notei que atrizes que foram convidadas,  usavam carteiras que não combinava com cores e texturas das roupas mas que eu gostei mesmo assim (seguem fotos em anexo).
Onde usar: Festas e eventos formais e informais, dependendo do material da bolsa.

0