Dica de Noiva: Como organizar um chá de panela

chadepanela1

O chá de panela, ou chá de cozinha, é uma reunião de amigas e familiares dos noivos, principalmente da noiva, que já se tornou uma tradição antes do casamento. As mulheres se reúnem para ajudar a noiva a montar a cozinha da sua casa nova, brincar, conversar e comer. Como casei recentemente, montei algumas dicas sobre como preparar um chá de cozinha, tendo como base o meu evento:
12169486_10153697220429288_1594229372_o

Data: de dois a um mês antes do casamento. O meu foi feito dois meses antes, assim foi possível organizar o chá sem estar envolvida com a loucura dos últimos detalhes do casamento.
Local: na casa dos pais da noiva, na casa da avó, na casa de uma amiga, no salão de festas do prédio ou da igreja, etc. O que importa mesmo é que seja escolhido um lugar reservado e aconchegante, onde todas as convidadas se sintam a vontade para brincar e divertir-se. Como eu tinha muitas convidadas, realizei o meu chá no salão de eventos da igreja.
Convites: podem ser confeccionados pela noiva ou amiga, ser comprado em lojas virtuais ou físicas, feitos sob encomenda em um gráfica, ou ser criado um evento em uma rede social. No meu caso optei por personalizar e fazer os convites do chá com a mesma empresa que fez meus convites de casamento (a Artpaper Convites), o resultado final ficou lindo e eu amei!
Lista de Presentes: a noiva é responsável por fazer a lista e uma outra pessoa deve distribuir os itens pelas convidadas. Se a noiva quiser ter um padrão específico de cores deve mencionar isso no convite. Também é possível que a noiva vá a uma loja de utensílios para casa, escolha os itens que quer ganhar e coloque no convite o nome da loja e endereço. No meu chá eu fui a duas lojas, escolhi os itens e as lojas montaram uma mesa de exposição com todos os utensílios escolhidos, assim a convidada chegava e era direcionada a minha mesa para escolher o presente que gostaria de comprar.
Lembrancinhas e brindes: pano de prato, esmalte com uma lixa de unha, um saquinho com sachês de chá, chaveiros personalizados, pregadores decorados, sabonete, recipientes decorados com brigadeiro ou algum outro doce do seu agrado, flores, canecas, etc. Eu quis fazer algo bem temático, então escolhi como lembrança panelinhas com gotas de chocolate dentro, como brinde dei esmalte com lixas, canecas com bombom dentro, vasos de flores, itens de patchwork e sabonetes.
12119248_10153697220414288_305041699_o-2
12165803_10153697278829288_458169986_n-2chadepanela2

Cardápio: salgadinhos fritos e assados, mini lanches naturais, mini cachorro quente, docinhos e bolo. Como bebida pode-se oferecer refrigerante, suco e chá.
Brincadeiras: podem variar desde castigos, micos e bingo durante a abertura dos presentes, conselhos das convidadas para a noiva, perguntas sobre o noivo que a noiva deve responder para verificar o quanto ela o conhece, entre outras. No meu caso, dei uma cartela de bingo para que as convidadas colocassem o que achavam que eu ganharia e quem completasse coluna vertical, horizontal e cartela cheia ganhava brindes, além de uma cartela com perguntas sobre mim que todas as convidadas responderam e após a entrevista comigo quem teve o maior numero de respostas corretas levou um brinde para casa.
Decoração: essa parte faz com que os convidados entrem no clima da celebração e determina o charme das fotos. Para tanto, é possível contratar uma empresa de decoração, ou fazer você mesma, procurando na internet ideias e colocando-as em prática, como foi o meu caso, busquei várias ideias no Pinterest e no Google e fui atrás de torná-las real, o resultado foi um chá super delicado e rico em detalhes charmosos.
chadepanela-002chadepanelachadepanela-001

0