Musculação causa Varizes?

200805-omag--summer-legs-949x534

Grande Dúvida feminina – Musculação causa varizes?

-A relação entre o aparecimento de varizes e a hipertrofia muscular é uma dúvida freqüente das pessoas adeptas à prática desse tipo de exercício físico. Todo mundo já viu pelo menos alguma vez na vida algum atleta de fisiculturismo com seus enormes músculos e veias aparentes e provavelmente é daí que vem a ideia de que a musculação pode aumentar o tamanho das veias e piorar as varizes.
Mas será que a musculação pode ser prejudicial para a circulação venosa da perna?
Um dos principais mecanismos que auxiliam no retorno do sangue venoso dos pés de volta para o coração é a bomba muscular da panturilha. Conforme a musculatura da panturilha contrai, as veias profundas que se encontram próximas a ela, são “espremidas”e o sangue é impulsionado para cima. O sangue consegue ir apenas em uma direção (para cima) devido às válvulas existentes no interior dessas veias, que impedem que o sangue retorne para o pé. Sendo assim, esse mecanismo de contração e relaxamento da musculatura é benéfico para a circulação venosa, melhorando o retorno do sangue e diminuindo o risco de desenvolver varizes e melhorando os sintomas das pessoas que já possuem o problema. Isso já foi extensamente estudado e comprovado cientificamente.
De acordo com esse raciocínio, quanto mais vezes você contrai e relaxa a musculatura da panturilha, melhor é o retorno venoso. Os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, ciclismo etc. parecem ser os mais benéficos. Durante os exercícios de musculação também temos a contração dessa musculatura, porém com menos repetições.How-Tone-Your-Legs-Butt-When-Running
Vários estudos científicos mostram benefícios dos exercícios de resistência muscular para a melhora da circulação arterial e venosa pelos mecanismos de remodelação vascular, neoangiogênese (formação de novos vasos) e alteração na parede das veias, com aumento da elastina e colágeno.
Outros cientistas evidenciaram que o aumento da massa muscular da panturrilha é responsável pela diminuição da complacência venosa, isto é, da capacidade das veias em reter uma grande quantidade de sangue dentro delas. Esse fenômeno acontece porque o aumento do músculo ao redor das veias profundas comprimiria suas paredes contra a fáscia muscular e sendo assim, diminuiria o tamanho das veias. Em outras palavras, a musculatura funcionaria para as veias profundas como uma meia de compressão funciona para as veias superficiais. Todos esses estudos sugerem que a maior massa muscular e a prática freqüente de exercícios físicos é benéfica para a circulação venosa. Porém, nenhum estudo foi realizado especificamente para relacionar o aparecimento ou melhora das varizes e os exercícios de musculação. Portanto, a ciência ainda não tem essa resposta. Mas tudo indica que os exercícios não causam problemas para a circulação, pelo contrário, provavelmente são benéficos. (Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology)

  • Este post eu retirei do facebook do XandãoPersonalSystem – excelente amigo de profissão, quem mora em Maringá. Pode procurar com certeza, super recomendo.
0
  • Monise Camargo

    Muito bom saber um pouquinhos mais sobre a famosa vila das mulheres rsrs… e bora fazer exercício, né?! =D

    • Rebeca Cardoso

      opa!!!! com certeza fazer exercicios, rs… nem fala, muito vilã….. beijinhus

  • Alexia

    Minha mãe estava atrás de uma matéria como essa! Ela adorou.

    Beijão :*

    Blog: http://www.papodemeninasaer.com/

    Instagram: @Blogpapodemeninas

  • Pilar Bernal Maya
  • Fazer exercício é muito bom, desde que com moderação!
    Tudo demais faz mal, o importante é ser saudável <3

    beeeijo!
    Aline
    5kmiles.com.br

  • Joyce

    Olha, eu tenho sérios problemas de circulação (tirei as safenas pra vc ter ideia, pq não funcionavam)… e meu médico me PROIBIU de fazer musculação. Disse que não era recomendado exercícios com peso… porém, me fez prometer que eu ia fazer muito exercício aeróbico e estar sempre em movimento, pois isso é fundamental pro estímulo da circulação.

    Enfim Rebeca, esse foi meu caso. Faz 10 anos quase isso… será que algo mudou?

    =*

    http://www.gosteieagora.com/